Ter o cabelo bonito, macio, cheiroso, na cor perfeita e principalmente saudável é o desejo da grande maioria das mulheres.
Porém alcançar todos os atributos requer um cuidado bastante especial, por isso há quem diga que o cuidado com o cabelo é uma arte.
Todos os processos químicos como coloração, descoloração ou alisamento provocam danos importantes à fibra capilar, além disso, a utilização do secador e chapinha também enfraquecem o fio provocando a perda estrutural de proteínas do cabelo.
Com o excesso de calor na utilização da chapinha ou secador o cabelo fica mais poroso, provocando dano nas cutículas do fio, percebe-se que o cabelo mais quebradiço.
Para piorar, condições do dia a dia como, água quente, poluição, ar condicionado, sol, praia e piscina, mal tratam os fios. Portanto mesmo quem não costuma se valer dos tratamentos químicos precisa dar uma atenção mais especial ao cabelo tão logo perceba sinais de fragilidade.
Como resultado dos fatores mencionados acima, o cabelo fica fino, elástico ou quebradiço, enfim os danos variam de acordo com a exposição dos fios aos agentes agressores.
Nessa condição e preciso adotar uma estratégia para recuperar as propriedades da fibra, devolvendo a proteína e aminoácidos tão indispensáveis para um cabelo saudável, essa etapa é conhecida como reconstrução capilar.
O que é a reconstrução capilar
O processo conhecido como reconstrução capilar busca devolver a massa do cabelo, recuperando a proteína perdida. A reconstrução capilar pode literalmente salvar um cabelo altamente danificado.O primeiro passo é dar um tempo na química, tintura e alisamento como mencionado são agentes agressores. De nada adianta tratar o cabelo com produtos para reconstrução se os fatores que levaram o cabelo ao dano não forem eliminados.
Também é preciso deixar o cabelo secar naturalmente, evitando secador e chapinha enquanto o cabelo estiver danificado. Como falamos o calor também fragiliza a fibra capilar.
Com os produtos adequados mesmo cabelos bastante agredidos podem voltar a ter o brilho, o balanço a maciez e textura que toda mulher adora.
Um cabelo danificado perde a sua principal proteína, chamada de queratina, além de aminoácidos. Para devolver a saúde aos fios nem mesmo a hidratação ou a nutrição são eficazes se o cabelo estiver poroso e incapaz de absorver os ativos, nesse caso é necessária à reconstrução capilar.
Como fazer a reconstrução capilar
Ainda é comum que muitas mulheres por desconhecimento, ou até mesmo por falta de recursos, optem por fórmulas de reconstrução capilar caseira, para isso utilizando produtos de qualidade duvidosa, ou mesmo misturando ingredientes da cozinha, seguindo receitas de reconstrução caseira.Mas graças à evolução da ciência voltada à beleza, hoje existem fórmulas muito bem elaboradas com a dosagem certa de cada ativo, destinadas a promover uma reconstrução capilar satisfatória.
Muitos produtos antes exclusivos a salões de beleza estão se tornando mais acessíveis. Insumos novos surgem a cada dia, fruto dos altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
A reconstrução deve ser feita com produtos que apresentem aminoácidos em sua formulação. Um blend de aminoácidos é super valioso para repor esses componentes na estrutura do fio.
Aminoácidos são compostos que fazem parte da constituição das proteínas, essenciais para um cabelo saudável. Ajudam a fortalecer, promovem fios leves e macios, diminuem o frizz, evitam pontas duplas e intensificam o brilho.
Como saber se meu cabelo está precisando de uma reconstrução capilar
O cabelo fica elástico, você percebe que ao puxar o fio não retorna ao normal, isso é sinal que a fibra capilar está emborrachada e fragilizada, chega ao ponto onde o cabelo parte com a escovação ou mesmo a queda de cabelo ocorre com um toque das mãos.Dito isso é hora de partir para um programa de reconstrução do seu cabelo, saiba que essa etapa por si só não vai deixar o cabelo com aquele aspecto ideal, pois nesse momento o cabelo está passando por uma regeneração de danos.
Utilize uma boa máscara de reconstrução, ou um reconstrutor capilar adequado para esse processo, privilegiando por aqueles ricos em aminoácidos em sua formulação.
O ideal é ter um suporte de um cabeleireiro profissional especialmente no que se refere a frequência de utilização do reconstrutor capilar, tendo em vista que é necessário uma avaliação da condição do capelo para saber qual a intensidade do tratamento.
Um cabelo bonito e saudável é essencial para autoestima de qualquer mulher, é parte da sua identidade e personalidade por isso é tão importante uma reconstrução capilar tão logo perceba a fragilidade e os danos em seu cabelo.
Comentários
Postar um comentário